Portugal Caloteiro

A dívida tarifária é o stock acumulado dos sucessivos défices tarifários que são gerados anualmente, pelo facto de as receitas resultantes das tarifas aplicadas aos consumidores não cobrirem a totalidade dos custos de produzir electricidade e distribuir a energia aos clientes. Em Portugal ultrapassa em 2015 os 5 mil milhões de euros. Os devedores são os consumidores de electricidade (a quem cabe saldar a dívida ao longo dos próximos anos por via das tarifas de energia) e os credores são as empresas eléctricas.

Os défices tarifários foram criados em 2006, quando o Governo do PS de Sócrates decidiu não repercutir nas facturas eléctricas a totalidade dos custos desse ano. Recorde-se que no final desse ano a ERSE propôs para 2007 um aumento tarifário de 15,7%, mas o então ministro da Economia, Manuel Pinho, interveio, limitando a subida a 6%.

O povo português merece uma menção honrosa por não pagar o que consome, deixando a factura para os portugueses futuros que nada tiveram a ver com esse mesmo consumo.

Leave a Reply